DIA 3 DE JULHO

Local Rosa Imunda

18H - DOCUMENTARIO PASSO A PASSO

E se um dia como todos os dias, decidirmos ir? Por onde e para onde iríamos? Iríamos pelo mesmo caminho para o mesmo lugar?

Passo a Passo procura os impulsos que nos levam a ir, cruza pessoas, caminhos e cidades que pisamos. Buscam-se sentidos em diferentes tempos, crenças, horizontes – universos que nos atraem.

Nas ruas da Vitória descobrem-se tropas que partem para a guerra, rebuçados emblemáticos, estudantes que cantam a vida, varandas – palcos de memórias, turistas encantados, bailaricos autênticos, lavadeiras que abrem percursos, indigentes com ânsia de norte… gentes de diferentes tempos numa história que caminha com vontade de futuro. É uma peregrinação local, mais igual a qualquer outra do que aquilo que imaginamos. Da Vitória, um canto desta cidade, partimos em busca do sentido universal do que é peregrinar.

Assumindo o Teatro como um espaço de encontro e diálogo entre comunidades, a PELE, apresenta o documentário Passo a Passo, a partir do Peregrinações (2012),espetáculo apresentado no âmbito do evento Manobras no Porto, que nos mostra os caminhos do processo de criação percorridos pelo Grupo de Teatro Comunitário da Vitória recorrendo a diferentes linguagens artísticas como a poesia, o teatro, a música e a dança.

pela PELE – Espaço de Contacto Social e Cultural
realização, sonoplastia e montagem de Passo a Passo Patrícia Poção
Duração - 84 min.

20H - PELE/PROJECTAR-TE
TEATRO FÓRUM "4 PAREDES PORTUGUESAS"

A Oficina de Teatro-Fórum nasceu do encontro entre o Projet`Arte e a PELE , com o intuito de fazer nascer um Grupo de Teatro-Fórum em Rio Tinto.

Este é o resultado de pouco mais de 50h de formação em Teatro do Oprimido. O Teatro do Oprimido surgiu no Brasil nos anos 60 pela mão do teatrólogo Augusto Boal e é um método com várias técnicas, nomeadamente, o teatro-fórum, teatro-imagem, teatro invisível, teatro legislativo, entre outras.

“Ser cidadão não é viver em sociedade, é transforma-la” Augusto Boal

Sinopse

Entre 4 Paredes Portuguesas há canções e fados. Danças e ContraDanças. Memórias e histórias que parecem de outros Tempos mas presistem em se repetir, e nós continuamos sem querer ver..

Ficha Técnica

Criação Coletiva / Interpretação: Alex Costa, Alexandra Pinto, Alexandra Figueiredo, André Ricardo, Hugo Marques, João Pedro Correia, Marcelo Mendes, Marisa Isabel, Miguel Rio, Raquel Alves, Rúben Mendes, Rui Rocha, Sara Oliveira, Sofia Cunha, Tiago Silva.
Assistente de Produção: Mónica Martins
Curinga: João Pedro Correia

Co-produção: Projet´Arte e Pele